José Bonifácio de Andrada: Patriarca da Nacionalidade

José Theodoro Mascarenhas Menck


R$23,00
PDF

Lançada como parte das comemorações do bicentenário da Independência, a obra aborda o retorno de José Bonifácio ao Brasil, mostrando com exatidão o perfil do Andrada, o amor que devotava ao Brasil, à causa da Independência, e seu esforço, precocemente interrompido, para construir uma nação pujante nos trópicos.

Formado em direito, filosofia e ciências naturais pela Universidade de Coimbra, especializou-se em mineralogia e metalúrgica na Alemanha, não sem antes passar pela França e estudar química e geologia. Era especialista em agricultura, ciências florestais, filosofia clássica, etnologia indígena, economia e sociologia. 

Defensor de grandes ideias como a criação de uma universidade e de escolas pelo país, a extinção da escravidão e a adesão ao trabalho assalariado, o tratamento digno aos índios brasileiros, a reforma agrária, a livre entrada de imigrantes no país, a preservação ambiental e a mudança da capital do Brasil para o interior, Andrada se viu no exílio com a dissolução da Constituinte por D. Pedro em 1823.

Só voltaria ao serviço da nação como tutor dos filhos do imperador, que havia abdicado. Destituído da função por adversários políticos, julgado e absolvido, morreu em 1838 aos 74 anos.

Número da Edição:
Ano: 2019
Idioma: Português
ISBN: 978-85-402-0751-6