História das Ideias Religiosas no Brasil

João Camilo de Oliveira Torres


R$15,00
PDF

História das ideias religiosas no Brasil é mais um volume da coleção João Camillo de Oliveira Torres. Nesta publicação o autor procurou debater os principais temas ligados ao choque produzido pelo pensamento religioso em contato com a realidade social. Não se trata aqui de uma História da Igreja ou da religião, mas de “ideias”, isto é, de interpretações produzidas pela refração do pensamento religioso na vida social.

Apresentado em capítulos sequenciais: Introdução; As bases; Três momentos da crise; A face oculta do Cristo; O sacerdócio e o império; A descoberta do valor teórico do catolicismo; Em face do concílio; Divã Ocidental-Oriental; O neopitagorismo no Brasil; O fim do laicato oficial e uma Conclusão, este estudo, sobre as ideias religiosas, considera o mundo histórico no qual se originou o Cristianismo.

João Camilo de Oliveira Torres foi um original e dedicado estudioso dos problemas institucionais brasileiros, um verdadeiro gigante do pensamento nacional. Escritor, historiador e jornalista, procurou entender o Brasil – mais especificamente o Estado brasileiro – a partir de suas origens, seguindo sua evolução ao longo do tempo.​

Número da Edição:
Ano: 2020
Páginas: 329
ISBN: 978-65-87317-22-