Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã
Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã
Olympe de Gouges
R$11,00
Lançada em 1791, a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, de autoria de Olympe de Gouges, foi uma resposta à conhecida Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, produzida no contexto das rupturas sociais, culturais e políticas no período da Revolução Francesa. Com um apelo fervoroso pela emancipação feminina, a obra é considera um divisor de águas e um texto-referência da história das mulheres.
Olympe de Gouges é o pseudônimo de Marie Gouze, uma francesa nascida no século XVIII e que permanece sendo uma grande personalidade na defesa da democracia e da liberdade das mulheres de todo o mundo. Sua altivez se manifesta em uma trajetória de vida marcada pela capacidade de transformar situações adversas em superação trazendo para o cenário intelectual e político aquilo que lhe parecia injusto enquanto mulher, mãe, esposa, viúva, escritora e cidadã.
Olympe buscou romper com um sistema legal fortemente discriminatório em relação ao gênero feminino. Seu texto, ao longo dos anos, proporcionou ampla reflexão para a construção de uma sociedade mais igualitária e garantidora da democracia e da paz.
Traduzido por Cristian Brayner.
Linha Editorial: Legado
Coleção: Vozes Femininas
Ano: 2021
Número da Edição: 1ª
Páginas: 69
Idioma: Português
ISBN: 978-65-87317-72-4
Coleção: Vozes Femininas
Ano: 2021
Número da Edição: 1ª
Páginas: 69
Idioma: Português
ISBN: 978-65-87317-72-4