D. Pedro I: Entre o Voluntarismo e o Constitucionalismo (2 Volumes)

José Theodoro Mascarenhas Menck


R$89,00

O livro D. Pedro I: Entre o Voluntarismo e o Constitucionalismo é o último livro da série de publicações comemorativas do Bicentenário da Independência do Brasil.

De autoria do consultor legislativo e historiador José Theodoro Mascarenhas Menck, a obra retrata alguns dos feitos de um dos personagens mais marcantes da história do país, que ousou desafiar a autoridade e romper relações com a metrópole que dominava as terras brasileiras.  D. Pedro I foi coroado imperador e aclamado Defensor Perpétuo do Brasil e se empenhou para manter a integridade da nação brasileira. 

O livro é dividido em dois volumes: O primeiro, intitulado A vida do Primeiro Imperador do Brasil, apresenta uma narrativa da vida de D. Pedro I e relatos dos acontecimentos que culminaram com a proclamação da Independência do Brasil, às margens do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.  O segundo volume, Aspectos de uma Controvertida Personalidade, é composto de uma série de artigos de autores diversos, que contemplam as múltiplas facetas da vida de D. Pedro I, sob diferentes pontos de vista.

Com esta obra, a Câmara dos Deputados encerra o ciclo de publicações em comemoração aos 200 anos da proclamação da independência, iniciada em 2017, com o lançamento da obra D. Leopoldina, Imperatriz e Maria do Brasil, alusiva à vida e às contribuições da consorte de D. Pedro I para a independência. Leopoldina e Pedro representam, assim, o início e o fim das publicações que narram a epopeia da conquista da nossa liberdade.

Ideal para professores, educadores, estudantes e todas as pessoas interessadas na história do Brasil.


Download dos arquivos


Número da Edição:
Ano: 2022
Páginas: 940
Idioma: Português
ISBN: 978-85-402-0846-9