D. João VI e a Construção das Bases do Estado Nacional

José Theodoro Mascarenhas Menck


R$27,00

D. João VI e a construção das bases do Estado Nacional, de autoria de José Theodoro Mascarenhas Menck, é o segundo livro da série de publicações comemorativas do Bicentenário da Independência.

A presente obra oferece ao leitor excelente oportunidade de entender a trajetória de D. João VI no contexto de sua época. Com esse objetivo, em cinco capítulos, a publicação descreve de modo vívido a cidade do Rio de Janeiro e a cerimônia de Aclamação; resgata detalhes da biografia de D. João, sua infância, sua formação, seu casamento conturbado e seu período da regência; põe em relevo a situação do mundo em que viveu e os motivos que o levaram a optar pela transferência da corte; destaca a obra realizada por ele no Brasil, as medidas administrativas implantadas, as instituições criadas, as transformações sociais havidas; e, finalmente, narra as circunstâncias relacionadas à sua volta, mesmo a contragosto, para Portugal.

Com os fatos e as interpretações reunidos nesta obra, o leitor poderá conhecer melhor um dos principais capítulos da historiografia do nosso país rumo à independência e à consolidação da soberania da nação e da sua unidade territorial e cultural.

Ideal para professores, educadores, estudantes e todas as pessoas interessadas na história do Brasil.

Número da Edição:
Ano: 2018
Páginas: 153
Idioma: Português
ISBN: 978-85-402-0677-9